quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mudança

Não pretendemos jamais, agradar a todos... essa seria talvez a maior das agressividades, a maior das invasões... estaríamos retirando de cada um a possibilidade de discordar, de ser diferente. Seria uma enorme prisão. O racionalismo científico é, senão, uma dessas prisões já que tira do homem sua individualidade e o transforma em uma média estatística que visa padronizar a normalidade.

Se algum dia, conseguir definir-me estarei talvez criando minha própria prisão. Prendendo-me a um algo que poderia ser qualquer diferente, no instante seguinte.

"Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos" Carl Gustav Jung.

O objetivo da vida é, se não, sabermos todos vestir-nos de nós mesmos. Aceitando nossos defeitos, limites, medos... sabendo abraçar a totalidade que nos cerca, que nos faz. O acaso é assim, tudo aquilo que causa ou resulta da essência humana. Algumas vezes mudamos o acaso com o mero pensar.

Não podemos abrir os olhos de ninguém, podemos porém, abrir espaço para que qualquer um expresse seu verdadeiro ser. Daí o objetivo da terapia: ser uma ferramenta para o indivíduo entrar em contato consigo mesmo, encontrar seu próprio poder de cura, podendo assim localizar-se dentro de quem ele é.

Nenhuma mudança pode ser imposta, colocada de fora para dentro. Ela deve partir de cada indivíduo pois somente dessa forma poderá ser uma mudança real. Nada que é imposto a alguém será um ato genuíno, puro e real.

Não existe nada de amor na imposição. O amor, nasce do indivíduo e se manifesta naturalmente, incondicionalmente. Sua forma de ação é calada, ele não revoluciona nada, simplesmente abre os olhos da vida. O amor liberta. Ele se prolifera sozinho, sem qualquer ato de força. O amor não nasce, é descoberto. O amor não morre, é esquecido. Qualquer indivíduo tem dentro de si a capacidade de amar, pois é uma qualidade da vida. Acho que a humanidade só terá salvação quando cada um finalmente puder compreender o amor.

Um comentário:

DaN disse...

Diria que levei um certo tempo para conseguir compreender isso. Quando digo compreender, digo entender e começar a colocar em prática.

O grande problema, infelizmente, é o pré-conceito dos outros...


Beijos,

DaN